segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Large Hadron Collider - LHC

Um dia, cheguei na escola às 7:00 da manhã(isso porque eu chego atrasado quase todo dia!) para assistir aula de Artes e uma pessoa muito persistente com suas perguntas, conhecida na minha turma como 'Ramon, o pegador de caolhas', falou que estava com medo... então respondi: 'Porque estás com medo, jovem mancebo?'
'Porque o LHC entrou em atividade hoje!'
Eu quase esmurrei a face desta criatura! Mas sem mais delongas, vamos explicar o inexplicável! Tentarei explicar com palavras simples!

O que é o LHC e pra que serve esta bagaça?


Construido no CERN(um centro de pesquisas nerds que dizem que criaram uma rede de alcance mundial... algo conhecido como INTERNET hoje em dia!) com quase 4 bilhões de dólares gastos e 27km de diâmetro, o LHC(com alguns brasileiros no projeto! "FUDEEEEEEEEU!!!!!"), um acelerador de partículas na velocidade da luz, tem um objetivo. Não de destruir a Terra! E sim, de descobrir
a resposta para a vida, o universo e tudo mais, e principalmente como se originaram as particulas elementares, aquelas que dão origem a tudo, chamadas de Bóson de Higgs.

Mas o que são Bóson de Higgs?

Higgs, Giggs! Han?!?!?!

Há uma teoria pelos cientistas malucos, ou mais conhecidos pelo nosso amigo Palada como 'Crazy Mottafucka Cientists', que tem o nome de modelo padrão. Essa teoria é como se fosse uma lista de todas as partículas usadas para construir o nosso universo! E o Bóson de Higgs é a única dessas partículas que ainda não foi observada pelos fofoqueiros cientistas. E, segundo a teoria deles, explicaria como os prótons e neutrons são feitos de quarks(um dos elementos básicos que constituem a matéria).

Legal! E o quico?


O quico, casou com a quica, tiveram três quiquinhos e foram morar ma quicolandia! (essa vai pra sessão de trocadilhos do Jaspion )
Existem algumas hipóteses de que ao invés de a gente descobrir como o 'mundo é feito', e sim a colisão dessas partículas vão resultar num buraco negro que engulirá a Terra!

O mundo vai acaba? E agora?

E agora, vamo zua!
O LHC pode resultar em alguns mini-buracos-negros, sim! Mas calma, calma! Não criemos pânico. O próprio Stephen Hawking(meu tio!) já falou que essas são teorias absurdas!
O buraco negro seria tão pequeno e insignificante, que ele teria o tamanho de um milionésimo de um grão de areia! E o tempo de vida estimado para um buraco negro tão grande desses é de 10 elevado à -27! Isso dá 0,0000000000000000000000000001 segundo (lê-se um pentelhonésimo!). E ele atravessaria as paredes do LHC e partiria em direção ao espaço na velocidade da luz sem colidir com nenhuma partícula! E mesmo se ele fosse parar no centro da Terra, o que é bem improvável, para ele devorar 1mg da matéria da Terra levaria 10 bilhões de anos! Isso é quase a idade do nosso amigo Universo! Axo que nós já estariamos bem velinhos nessa época!

Se eu estiver errado, e o mundo acabar, podem me cobrar! Mas caso contrário... eu vou querer um Nobel da Física!

Agora, você não entendeu nada do que eu escrevi aqui? Mula!

Fontes de pesquisa!
Wikipedia e Wikipedia na lingua do Tio Sam!
Softpedia (uma wikipedia mais voltada para nerds!)

Quem tiver afim de discutir sobre isso, pega senha com o Ramon! E comenta, é claro!

Nenhum comentário: